Qual a temperatura ideal de LED para o meu projeto?

A luz é o ponto principal em qualquer projeto de iluminação, encarregada de causar sensações e trazer efeitos únicos no ambiente em que se encontra. Quando temos que fazer uso da luz artificial, de lâmpadas, precisamos nos atentar a uma característica muito importante que elas possuem, sua temperatura.

 

A temperatura de uma lâmpada é o que associamos a sua cor, isto é o quão amarelada, esbranquiçada ou azulada ela se encontra, o quão quente ou fria essa luz branca é. 

 

E pra que servem essas variações?

 

Tecnicamente falando essa variedade de temperatura nas cores das lâmpadas faz com que cada uma delas cumpra funções específicas em um ambiente, mudando a sensação que o ambiente oferece, ou seja, é necessário muita cautela e conhecimento para escolher o tipo de lâmpada que vai integrar seu projeto.

 

Essas variações são medidas em escala Kelvin, por serem universalmente aceitas como padrão científico. Por exemplo, temperaturas próximas de 6000K são mais brancas, e tendem a ficar mais amareladas quando a temperatura se aproxima a 3000K. Cores chamadas frias são as que têm temperatura mais alta e cores quentes mais baixas.

 

A escolha ideal dessas cores, deve levar em consideração o perfil do ambiente, sendo residencial, comercial ou industrial. Os objetivos desse projeto, são uma iluminação mais intimista, indireta, direta, suas dimensões, estilos e propósitos. Muitas pessoas preferem o uso de luzes brancas em hospitais e escritórios para trazer maior visibilidade e concentração, já em ambientes de lazer e descanso luzes mais quentes que trazem conforto e aconchego.

 

Um ponto importante nesse processo de escolha é se atentar ao IRC (Índice de reprodução de cores). É uma das medidas mais importantes ao buscar a luz adequada, representa o quanto a luz reflete a verdadeira cor dos objetos que ela ilumina, variando de 0 a 100. Próximo de cem vemos que as cores são visíveis como se estivessem sob a luz do sol, já um mais próximo de zero indica que poucas cores são visíveis corretamente, geralmente temos as lâmpadas incandescentes com maior IRC sendo melhor utilizadas em locais de estudo, para atividades que exigem mais precisão, ambientes decorativos e lojas. E temos as de LED e fluorescentes com menor IRC melhores utilizadas em ambientes externos e locais de passagem.

 

Lembrando sempre de equilibrar o custo com a qualidade das lâmpadas, utilizar as dicas acima e dessa forma encontrar a lâmpada ideal para você e para seu projeto impressionante.

 

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades de nossa empresa
REDES SOCIAIS
Copyright © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto de imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da Luval Ltda.
44 3305-2550

vendas@luvalld.com.br