Projetos de iluminação comercial carregam grande responsabilidade ao serem realizados como todos os outros projetos, porém trazem algumas especificações que os profissionais não devem esquecer. Interferem diretamente na quantidade de vendas de um cliente, no sucesso em atrair pessoas ao seu negócio através da iluminação projetada.
Aos profissionais de arquitetura e design é fundamental sempre lembrar de avaliar alguns pontos importantes e específicos para realizá-los. Como público alvo, os horários de funcionamento e a rotina desse comércio, onde está localizado, como é seu índice de iluminação natural para valorização da vitrine e também avaliar a exposição do layout para dar destaque na iluminação.
Em cada nicho deve-se atender a demanda de destaque em produtos, peças, ambientes, com a forma que iluminam, pensando na necessidade e na preferência para cumprir com o propósito agregando valor e personalizando aquele comércio para atingir seu público com destaque.
Ou seja, cada funil e segmento é avaliado para realização do projeto, e o comercial exige essa personalização que traz sensações e estratégias alinhadas com os objetivos do próprio comércio para obter resultados satisfatórios.