Como já falamos por aqui anteriormente, o ciclo circadiano é o mecanismo em que o organismo se regula entre o dia e a noite. É o período de 24 horas que o relógio biológico interno mantém as atividades e os processos biológicos do corpo. Ele rege o metabolismo, sono, pressão sanguínea, apetite, níveis hormonais e é influenciado por alguns fatores externos como a exposição a diferentes tipos de luminosidade ao longo do dia.
Você já parou pra pensar que a iluminação pode ser uma das responsáveis por dias em que o humor não está nada legal, por dores de cabeça difíceis ou pela irritação? Conversando sobre o ciclo circadiano entende-se que ele é influenciado diretamente pela luz.
O sol funciona como um regulador para o corpo humano, à medida que a luz se transforma ao final do dia, o corpo entra em um estado de relaxamento e entendendo que é hora de descansar até o momento em que o corpo se desliga para dormir. Muitas vezes durante esse momento de relaxamento natural do corpo tendem a expor ele a iluminação artificial mal planejada interferindo nesse processo, podendo causar inúmeros problemas até de saúde!
E para solucionar essas questões o ideal é realizar uma iluminação coerente e adequada para os diferentes momentos do dia e utilizar algumas dicas que podem transformar seus ambientes e auxiliar seu organismo como: trabalhar com diversos circuitos de acendimento no ambiente; utilizar dimerização; utilizar temperatura de cor mais quentes em seus ambientes de descanso; reduzir os níveis de iluminação gradativamente ao longo do dia e evitar o uso de telas antes do momento de sono.