Quando o assunto é a realização de projetos luminotécnicos de salões de beleza para atingir o resultado ideal, é indispensável a atenção para alguns fatores fundamentais. O primeiro passo e primordial em todos os projetos, para estabelecer seus objetivos naquela obra é que seja feito um “Briefing” para conhecer a atual situação do ambiente, se está em shopping, na rua, qual o público alvo, como vai ser a forma de iluminação e entender por completo o conceito do projeto, ou nesse caso, deste salão. Precisa ser avaliado o estilo a se seguir, se mais clássico, moderno, se o teto possui gesso, se é exposto na laje, todos esses fatores influenciam diretamente e ao serem reunidos trarão um resultado de outro padrão ao projeto e o auxílio no uso das ferramentas certas antes de iniciar o projeto de iluminação.
Após realizado o “Briefing” é essencial explicar ao cliente que a neuroarquitetura e a neuroiluminação são as peças chaves pra esse estilo de projeto, utilizando desses métodos atingiremos muito mais clientes de forma assertiva, contendo biofilia, iluminação adequada, um espaço confortável para que o cliente se sinta bem nesse ambiente.
O objetivo primordial é despertar as melhores sensações durante toda sua experiência no ambiente, desde a entrada, o momento de espera, e para isso tenho algumas dicas facilitadoras para o projeto. A temperatura de iluminação ideal é de 4000K, em tonalidades neutras porque temos pessoas realizando o uso de cores em coloração, maquiagens, e a iluminação não pode influenciar nas cores utilizadas ou deixá-las azuladas ou amareladas, a iluminação que vai comunicar se seu resultado continuará o mesmo em seu cotidiano em luz natural ou ao longo do dia.
Precisamos lembrar também que para o conforto visual dos clientes, devemos evitar pontos focais na iluminação e trabalhar com a luz geral, fazendo uso de lâmpadas tubulares, com difusores que não causem ofuscamento e espalhem a luz de forma homogênea para que durante as lavagens dos cabelos ou visualização de resultados não tragam desconforto nos olhos dos clientes e profissionais presentes. Com uma iluminação horizontal e um IRC alto de 90/95 conseguimos não afetar essa proporção das cores nos resultados finais, em lugares de maior foco em proximidade como manicure e pedicure, focar em pendentes ou luminárias de mesas para os detalhes ficam nítidos com uma iluminação mais baixa. Em ambientes de maquiagens e sobrancelhas não se esquecer da iluminação frontal indispensável para não causar sombras indesejadas no rosto dos clientes.
Seguindo essas dicas a iluminação estará adequada para causar a melhor experiência ao usuário, e a transformação de seu projeto com a luz trazendo alma a ele e causando sensações impressionantes.