Para alguns profissionais arquitetos e designers, em seus projetos, a iluminação pode não parecer um item primordial ou que precise ser o foco de seus esforços e ideias, mas uma iluminação mal projetada interfere diretamente nas decorações, na funcionalidade dos ambientes, na valorização do espaço e principalmente no estilo de vida das pessoas que ali habitam.
Nesse contexto, o objetivo desse texto é direcioná-lo para uma maior assertividade em seus projetos luminotécnicos à luz de três erros que mais se repetem na iluminação. Vamos a eles:
Primeiro, a ausência de personalização: Essa ausência em projetos luminotécnicos é muito comum e pode interferir diretamente nos resultados finais.
Cada ambiente tem sua necessidade e como arquitetos e designers é nossa responsabilidade entender esses pontos e desenvolver projetos baseados na vivência de cada usuário, rotina e diversos outros fatores relevantes para trazer bem estar para nosso cliente.
Nem todos os escritórios, por exemplo, serão projetados da mesma forma por ter em comum a característica de ambientes de trabalho.
Segundo, o excesso de iluminação nos ambientes: Não podemos esquecer que a quantidade não é qualidade, nesse caso sempre menos é mais, uma iluminação bem projetada de forma específica e bem avaliada consegue atender as necessidades e causar um impacto visual incrível.
O excesso de intensidade de luz nos ambientes gera poluição visual desnecessária, desconforto visual, mal estar e maior nível de estresse. Nesse caso não se traz a alma ao projeto e sim o comprometemos, além de prejudicarmos nossos clientes em seu dia a dia.
Por fim, escolher as lâmpadas pela temperatura. Escolher por esse critério é descartar as características mais importantes como potência, tipos de luminárias, a vivência, o objetivo daquele ambiente e o próprio ambiente prejudicando o projeto.
Precisamos entender que hoje já temos muitas informações ao nosso alcance. É preciso desmistificar a iluminação, entender que o impacto causado por ela nos ambientes pode transformar seu trabalho e ser o que faltava pra ele ficar ainda mais incrível. A ideia de que a luz azul de 6.500K é necessária para termos uma boa iluminação é ultrapassada, precisamos nos atentar a esses pontos para projetos assertivos e de sucesso.